Formar lideranças é essencial para promover a inovação e o progresso. O desenvolvimento de novos líderes possibilita um ambiente propício para a criatividade e a resolução de problemas. É conectando pessoas diversas para discutir uma demanda real que o eixo de Formação de Liderança do ES em Ação promoveu a 3ª Imersão Conectando Lideranças – Edição Grande Vitória do Be Leader.
A imersão reuniu 20 lideranças de 19 institutos, redes e organizações parceiras do Be Leader para debater o tema “Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo”. O evento aconteceu de 16 a 19 de maio, no Hotel Senac Ilha do Boi.
“A proposta principal é conectar lideranças com diferentes backgrounds de formação, sendo empresariais, empreendedores sociais e lideranças públicas e políticas, para discutir o tema e propor soluções. Vamos formar uma comunidade engajada e motivada para debater, compartilhar e solucionar demandas reais”, destaca o diretor de Formação de Liderança, Gabriel Feitosa.
Lideranças
A 3ª edição contou com a participação de Adrielle Sofiate Moreira do Senac ES, Daniel Alencastre da Fundação Estudar, Estevão Moraes Dorna Foletto do Líderes do Futuro, Fernanda Asseff Menin da Politize, Géssica Gorza Romano da Aliança Jovem, Giovanni Modenese Recla do Jovem Líderes, Gustavo Neris Bastos do Instituto Líderes do Amanhã, Hananda de Freitas Sobrinho do Senac ES, João Mário Sonsim de Souza do Instituto Mais Líderes, João Victor Alves de Almeida do Instituto Ponte, José Augusto Almeida do Cindes Jovem, Júlia Caiado do ES em Ação, Lana Gabryela Tavares de Castro da Motriz, Lindamara Oliveira dos Santos do Instituto Aprender Cultura, Lucas Manoel Rios de Lima da Juniores, Luísa de Assis Magalhães do Ensina Brasil, Orlando Caliman Filho do CLP, Rodrigo Bausen do IBEF Academy, Rodrigo Marracini Daud do ProLíder e Samira Soares da CDL Jovem.
Pioneiro no Estado, a Imersão é uma iniciativa da diretoria de Formação de Liderança do ES em Ação, formada pelo diretor Gabriel Feitosa e pelos voluntários Bruno Buback, Carolinne Tavares, Thais Souza e Vinicius Ventorim. Nesta edição, o evento contou com o patrocínio do Senac ES e da Vale.
Visitas e rodas de conversas
Na programação, uma visita à primeira incubadora do Estado, a TecVitória. A incubadora de empresas de base tecnológica oferece suporte para empreendedores que desejam tirar as ideias do papel e transformá-las em negócios. E também uma visita técnica ao programa iNO.VC da ArcelorMittal, com direito a conhecer as iniciativas e projetos inovadores da indústria, e um tour panorâmico guiado.
Além das visitas, a imersão reuniu um time de especialistas e lideranças que conversou, provocou, esclareceu dúvidas e enriqueceu o debate sobre ecossistema de inovação e empreendedorismo.
Os participantes se informaram das ações e cases de sucesso que sugiram na TecVitória, como o Pic Pay, com o atual e o ex-diretor de Relações Institucionais da TecVitória, Rafael Chamon e Pedro Trés, respectivamente. As lideranças também participaram de um bate-papo com o diretor executivo de Tecnologia, Inovação, Devops, Gente & Gestão na Holding do Grupo Águia Branca, Janc Lage, que destacou a sua trajetória pessoal e profissional e destacou a inovação como um processo de conectar pessoas.
Outro debate importante foi com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, que destacou as iniciativas de inovação voltadas para o Estado e cases, e o sócio Sênior & Diretor Executivo de Venture Capital na TM3, Felipe Marcondes, que pontuou sobre o mercado de inovação nacional.
Painel
Especialistas do setor do público, privado e empreendedores apresentaram seus projetos e iniciativas de inovação no terceiro dia da imersão. O diretor regional do Senac ES, Richardson Schmittel, apresentou o projeto Inspira+ da instituição. Os processos, o hub de inovação da indústria Findeslab e o Instituto Senai de Tecnologia (IST) foram apresentados pelo gerente executivo de Tecnologia e Inovação da Findes, Naldo Dantas.
No cenário estadual, as potencialidades e o desafios da inovação na agricultura capixaba foram pontuados pelo subsecretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Michel Tesch. E a fundadora da Bluwe, fábrica de gel para unhas, Lara Machado, contou sua história como empreendedora, além dos desafios e das oportunidades dessa jornada. Juntos, em um painel, os representantes realizaram uma discussão enriquecedora sobre inovação, empreendedorismo, gestão, liderança e engajamento.
Metodologia
Na oportunidade, os participantes foram acompanhados pela professora Thais Souza, engenheira de produção, membro do Comitê de Formação de Lideranças do ES em Ação e do Movimento Mulheres na Inovação ES, que conduziu as aulas. Foram trocas de ideias e experiências, o que permitiu uma maior conexão e integração entre os participantes, e ao mesmo tempo a identificação de desafios e oportunidades para o ecossistema de inovação e empreendedorismo.
As lideranças colocaram a mão na massa e o resultou foi a consolidação de quatro projetos, apresentados para o comitê e para o presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Wagner Chieppe, que conferiu de perto o trabalho de cada grupo.
Para a professora, Thais, o objetivo de conectar lideranças foi alcançado e superado. “A energia contagiante, a dedicação e o entusiasmo dos participantes foram inspiradores. Saio desta imersão transformada, com a certeza de que fizemos um trabalho significativo e impactante. A terceira imersão do Be Leader não apenas conectou lideranças; ela potencializou essa comunidade vibrante e colaborativa, que está pronta para enfrentar desafios e criar soluções inovadoras. Esta experiência reafirmou minha crença no poder da colaboração e no impacto positivo que podemos alcançar juntos”, ressaltou.
Be Leader
O Be Leader é um programa do Espírito Santo em Ação que visa potencializar as iniciativas de formação de liderança no Estado. Por meio de parcerias com diversas organizações, a iniciativa promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade, a criação de uma comunidade que conecta lideranças de diversas áreas em um só lugar e um programa de mentoria para os participantes da imersão.
Confira o depoimento de especialistas no assunto sobre a 3ª Imersão Conectando Lideranças do Be Leader.
“É o momento de troca de gerações, de pessoas, de instituições. Ao mesmo tempo que estamos aqui com um pouco mais de experiência, colocando o nosso conhecimento à disposição, também estamos aprendendo muito com as experiências dessas novas gerações, que tão assumindo essas lideranças, e com essas trocas nós geramos novos conhecimentos, ou seja, é uma via de mão dupla. Colocamos o nosso conhecimento, mas recebemos muito, ou seja, geramos um ambiente novo, criativo, inovador, diverso, dentro dessa troca de experiências.”
Richardson Schmittel, diretor regional do Senac ES
“Esse é o ambiente da inovação, da diversidade, de juntar pessoas, de unir pessoas e perceber que embora o segmento, talvez, seja diferente, as dores são comuns. Parabenizo o Espírito Santo em Ação, o movimento como um todo aglutina essa galera jovem, conecta com o governo, com a academia, com a iniciativa privada e faz esse movimento. É uma oportunidade deles entenderem onde se situam e conversar também com outras pessoas que estão no mesmo patamar ou em posições diferentes, mas que podem contribuir.”
Michel Tesch, subsecretário de Desenvolvimento Rural do ES
“É muito interessante quando um grupo senta, absorve conteúdo, processa a sua realidade e constrói pós pra serem testadas no ambiente do Espírito Santo para poder transformar. Então assim, se não tem esse tipo de foro de discussão, de reflexão, e as lideranças não têm o seu tempo de questionar as próprias realidades, que está trazendo do passado, você não constrói futuro. Tem que ter muito eventos desses. Tem que dar liberdade de questionar, de propor coisas diferentes, experimentar, colher o que tem de melhor pra partilhar com as pessoas. Sem liderança jovem, tomando e passando o bastão não vai avançar.”
Nando Dantas, gerente executivo de Tecnologia e Inovação da Findes