Pesquisar
Close this search box.

encontre um instituto

Be Leader inova e se destaca com imersão de lideranças

Preparar bons líderes é fundamental para o sucesso de qualquer organização, seja ela uma empresa, uma equipe esportiva ou uma comunidade. Os líderes são responsáveis por motivar e guiar suas equipes em direção aos objetivos estabelecidos, além de serem os principais representantes da empresa perante seus clientes, fornecedores, parceiros e à sociedade.

Deste modo, o Be Leader nasceu, no ano de 2021, para trazer uma nova e mais profunda mudança no processo de identificação e formação de líderes, conectando instituições e organizações, dos mais diversos setores e origens no Estado. Ele promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade e a criação de uma comunidade de líderes que conecta o Espírito Santo com o Brasil e o mundo.

Atualmente, o Be Leader conecta em uma só rede diversos institutos de formação de lideranças que capacitam, identificam e preparam para os desafios dos nossos tempos, formando as próximas gerações de líderes capixabas. Além disso, são 22 institutos parceiros e 877 líderes em formação.

Início da gestão de lideranças

Em agosto do ano passado, ao assumir como diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação, Gabriel Feitosa vislumbrou oportunidades para desenvolver frentes e programas da área. Assim, ele compartilhou com a reportagem do ES em Ação como foi a responsabilidade nos últimos meses para alavancar ainda mais o Be Leader.

“Em agosto de 22 tomávamos posse a nova diretoria e os comitês do ES em Ação. Ao nosso comitê cabia o desafio de definir o framework de trabalho do eixo de formação lideranças. Eixo este que tem em sua história a criação do Instituto Líderes do Amanhã, um dos principais think thanks na formação de lideranças do país, e o apoio na disseminação deste modelo para mais quatro institutos no interior do nosso estado”, disse Feitosa.

Comitê de Liderança

Feitosa destacou a participação dos membros do comitê, da diretoria e de todos os envolvidos no projeto do Be Leader. atual comitê é formado por Carol Tavares, Bruno Buback, Alberto Vieira, Vinicius Ventorim e Júlia Zerlotini que atuam com o apoio da coordenadora de projetos Débora Macedo e do superintendente Luciano Gollner e de toda equipe executiva do ES em Ação.

Conectando Lideranças

Em dezembro de 2022, o Be Leader lançou o Conectando Lideranças com a abertura de um edital para seleção de problemas estruturais do Espírito Santo para que fossem alvo de estudo de um grupo de jovens lideranças entre março e abril de 2023.

O Programa selecionou 20 lideranças de 14 institutos de formação parceiros para participarem de uma imersão durante quatro dias, no Sesc em Domingos Martins. Nesta imersão, os líderes dos institutos, com competências e qualificações diversas, tiveram o propósito de discutir e apresentar soluções para o tema “Licenciamento ambiental – governança e desafios para se tornar uma vantagem competitiva para o Espírito Santo”.

“A imersão foi inspirada, talvez, no maior programa de formação de lideranças do mundo. O IVLP do Departamento de Estado Americano, que há 80 anos leva para os EUA lideranças de todo lugar do mundo. Na média são 5 mil lideranças, de um orçamento superior a 2bi”, afirmou o diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação, Gabriel Feitosa.

O diretor foi indicado ao programa e durante duas semanas conviveu com 20 lideranças, de 20 países.“Lembro que ficava me perguntando a todo momento ‘qual objetivo de financiar todo esse projeto?’. Hoje, depois de me tornar um alumni do programa, acredito que entendo um pouco melhor. Acredito que o objetivo seja potencializar o impacto de lideranças em países com os quais os EUA mantêm relações É isso que faremos com o Be Leader, potencializar a atuação dessas lideranças,” acrescentou.

Gabriel Feitosa e Julia Zerlotini, do ES em Ação

DVF

Em parceria com a DVF Consultoria, durante os quatro dias de imersão no Conectando Lideranças, os participantes puderam conhecer e participar de palestras e aulas como Introdução a Metodologia de Problemas Complexos; Project Management Canvas; Desafios sob a ótica do setor produtivo; Desafios sob a ótica do setor executivo; do setor executivo e do Ministério Público.

“Foram algumas horas reunidos pensando em como entregar um evento que pudesse gerar resultados semelhantes ao programa norte americano, com alguns ajustes. Queríamos discutir grandes problemas do nosso Estado com os principais stakeholders e introduzir metodologias de análise de problemas complexos para compreendê-los de forma mais holística”, explicou Feitosa.

Lideranças na Imersão

Foram quatro dias com 20 lideranças de 14 institutos de formação, empreendedores sociais, lideranças públicas, políticas e empresarias. Lideranças diversas discutindo com os principais stakeholders sobre o processo de licenciamento ambiental à luz da metodologia de solução de problemas complexos.

“Que alegria esta primeira imersão do Be Leader. Obrigado a todos os palestrantes que nos brindaram com suas visões sobre os desafios do licenciamento ambiental. Parabéns as 20 lideranças que se engajaram e tornaram esta primeira imersão memorável”, agradeceu Feitosa.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn