Pesquisar
Close this search box.

encontre um instituto

Imersão reúne 20 lideranças para debater educação profissional e tecnológica

Preparar a próxima geração de lideranças é reafirmar um Espírito Santo à frente do seu tempo. Com esse propósito, a 2ª Imersão do Conectando Lideranças, do Be Leader, reuniu 20 jovens líderes de 14 institutos de formação, de 26 a 29 de outubro, no Hotel Porto do Sol, em Guarapari, para debater o tema “Educação Profissional e Tecnológica” (EPT). A imersão foi realizada pelo ES em Ação com o apoio da DVF Consultoria e da Vale.

A iniciativa pioneira no Estado faz parte da diretoria de Formação de Liderança do ES em Ação, formada pelo diretor Gabriel Feitosa e pelos membros e voluntários Bruno Buback, Carolinne Tavares, Thais Souza e Vinicius Ventorim.

“O objetivo do programa é principalmente conectar lideranças com diferentes backgrounds de formação, sendo empresariais, empreendedores sociais e lideranças públicas e políticas, para discutir um problema complexo e propor soluções para o tema. Vamos formar uma comunidade engajada e motivada para debater, compartilhar e solucionar problemas locais reais”, destaca Feitosa.

A imersão contou a participação de Ana Beatriz Nascimento e Caio Silva da Juniores, Ana Carolina da Silveira, Fabiana Moraes e Letícia Alves do Ensina  Brasil, André Bôa da Aliança Jovem, Aquilla de Souza do Líderes do Futuro, Cristiano Stein e Gabriel Meira do IBEF Academy, Eduarda do Nascimento do Gigantes Capixabas, Fabiana dos Santos da Politize, François Marques da Fundação Estudar, Gabriel Faustino e Verônica Caricati do Mapa Educação, Iasmin Gil do Cindes Jovem, Leonard de Almeida do Instituto Líderes do Amanhã, Lívia Costa da Aliança Jovem, Lorrayne Zucchi da Vetor Brasil, Marcos Almeida do Instituto Mais Líderes e Marina de Abreu do Instituto Aprender Cultura. 

Rodas de conversas

A imersão contou com aulas e treinamentos e reuniu especialistas e profissionais convidados dos segmentos público e privado e terceiro setor para contextualizar a temática. Na programação, bate-papo com o diretor-geral da Findes Roberto Campos, o diretor regional do Senac-ES Richardson Schmittel.

A visão comportamental para entender o que atrai os jovens, a partir do projeto de Vida e Socioemocional na Escola, foi realizado pelo Cofundador e CEO da KUAU, considerada uma das empresas mais inovadoras em tecnologia educacional da América Latina.

O panorama da EPT, os investimentos, as potencialidades também foram compartilhados, dessa vez com o CEO da DVF Consultoria, Durval Vieira de Freitas. “Esse projeto vem atender uma demanda muito grande do mercado que é qualificação de mão de obra, que começa pelas lideranças entenderem que o mercado precisa trabalhar as ofertas, gerando emprego de qualidade para trazer o desenvolvimento que tanto precisamos para o nosso Estado”, pontua Durval.

Visita técnica

As lideranças também participaram de uma visita técnica à Samarco, ao Complexo de Ubu, em Anchieta, e de um bate-papo com sobre os perfis técnicos e as iniciativas de formação realizadas pela empresa, além de um tour guiador.

Os participantes também conheceram o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Paulo Freire, em Anchieta, a primeira escola a oferecer o ensino médio integrado ao técnico. Na oportunidade, aconteceu um rico bate-papo com o secretário de Educação do Estado, Vitor De Angelo, e com o gerente de Articulação Institucional do Itaú Educação e Trabalho, Diogo Jamra, sobre a atuação e demandas da educação. Na escola, foram convidados a conhecer as instalações dos laboratórios dos cursos técnicos, guiada pelos estudantes que integram a equipe de acolhimento.

“É um projeto que conecta pessoas para pensar e propor alternativas para a qualificação profissional do nosso Estado, e nós só temos a agradecer a todos que conseguiram participar desse desafio”, destaca o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

Metodologia

Na oportunidade, os participantes conheceram um pouco mais sobre a metodologia de problemas complexos com o professor Arnaldo Di Petta e de Project Management Canvas.

O professor convidado Arnaldo Di Petta foi o responsável em aplicar a metodologia, além de orientar os grupos, esclarecer dúvidas e conduzir as atividades, que resultou na consolidação de projetos para Educação Profissional e Tecnológica.

“Procurei conduzir os participantes na perspectiva de uma metodologia para solução de problemas complexos, ao dirigir e capturar as abordagens, para trazer essa perspectiva de aplicação prática identificadas em diferentes setores”, destacou Arnaldo.

Be Leader

O Be Leader é um programa do Espírito Santo em Ação que visa potencializar as iniciativas de formação de liderança no Estado. Por meio de parcerias com diversas organizações, a iniciativa promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade, a criação de uma comunidade que conecta lideranças de diversas áreas em um só lugar e um programa de mentoria para os participantes da imersão.

Acesse os  links e confira como foi cada dia da Imersão.
Primeiro dia      |    Segundo Dia    |    Terceiro dia    |    Quarto e último dia 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn