Pesquisar
Close this search box.

encontre um instituto

Lideranças visitam programa de inovação da ArcelorMittal na 3ª Imersão do Be Leader

A inovação nos processos está cada vez mais presente nas organizações, que têm criado suas próprias iniciativas para fomentar um ambiente de desenvolvimento contínuo. Para entender como funciona um programa de inovação, as ferramentas e as demandas, cerca de 30 pessoas, entre lideranças de institutos de formação, diretores do ES em Ação e equipe técnica conheceram o programa iNO.VC, que funciona na sede da ArcelorMittal.

A visita técnica aconteceu no dia 17 de maio e marcou o segundo dia da 3ª Imersão Conectando Lideranças – Edição Grande Vitória do Be Leader. Com o tema “Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo”, a imersão é promovida pelo ES em Ação e nesta edição conta com o patrocínio do Senac ES e da Vale.

Na oportunidade, os participantes conheceram as instalações, em um tour panorâmico guiado, e as iniciativas do programa. O iNO.VC foi criado para conectar startups, empresas e parceiros aos desafios e oportunidades de negócios da ArcelorMittal. Assim, atua de forma colaborativa e incentiva a criatividade e a cocriação para viabilizar soluções inovadoras para a indústria.

As boas-vindas foram dadas pelo diretor de Finanças, Riscos & Compliance e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil em Aços Planos, Paulo Wanick, que já atuou como diretor de Formação de Lideranças do ES em Ação.

A governança do programa e cases de sucesso de transformação digital na empresa foram apresentados pela gerente de Transformação Digital da ArcelorMittal Brasil em Aços Planos, Fabiola Murta; e pelo Head de Relacionamento com o Ecossistema do Programa iNO.VC.

“Em 2019 nasceu o Programa INO.VC, um programa colaborativo de transformação digital com o objetivo de acelerar a transformação digital da empresa, com a mudança de mindset de inovação e o empoderamento das áreas usuárias. E como fazemos isso? Encorajando o levantamento das dores de nosso negócio, estimulando a criatividade e cocriando soluções inovadoras que beneficiem a produção de aço em todas as suas etapas produtivas”, destaca Fabiola Murta.

Demandas do mercado

Inovação em pauta com Cláudio Nascimento, Bruno Buback e André Romero

Ainda rolou um bate-papo sobre inovação e transformação digital com o gerente de Captação e Parceria na SECTI da Prefeitura da cidade do Recife, Cláudio Nascimento. Ele também é co-fundador da Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis, e co-fundador e Head de Inovação no Lab Griô, uma empresa dedicada à articulação e negócios com foco no desenvolvimento de pessoas e territórios.

Claúdio compartilhou com as lideranças sobre o Doca, hub localizado na cidade do Recife, no Porto Digital, reconhecido como um dos principais ecossistemas de TIC´s do país. “No Porto Digital conseguimos trazer um olhar para a necessidade que existia no mercado e começamos a nos relacionar com as universidades”, esclareceu sobre o movimento feito junto as instituições de ensino para qualificar mão de obra de acordo com a demanda do mercado.

O olhar da academia também foi apresentado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero, também coordenador do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Coníferas em 2020 e 2021 e conselheiro do Movimento Capixaba pela Inovação (MCI).

Ao imergir em um ambiente criativo e inovador, os participantes receberam dicas e informações que podem ter contribuído para insights valiosos e inspiradores, ressalta o diretor de Formação de Liderança do ES em Ação, Gabriel Feitosa. “A visita e o debate em torno do ecossistema de inovação proporcionou às lideranças conhecer as iniciativas e as demandas do setor privado, da academia e do poder público, de maneira a enriquecer o debate em torno do tema e, consequentemente, as propostas de soluções para potencializar a inovação no Estado”.

Be Leader

O Be Leader é um programa do Espírito Santo em Ação que tem objetivo de potencializar as iniciativas de formação de liderança no Estado. Por meio de parcerias com diversas organizações, a iniciativa promove o acesso a programas de formação, o surgimento de novas lideranças, o engajamento dos capixabas em temas relevantes para a sociedade e a criação de uma comunidade que conecta lideranças de diversas áreas em um só lugar.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn